Nossa Escola
1 - Introdução
                    Este guia tem a finalidade de mostrar à comunidade escolar, com transparência, as normas e métodos de funcionamento do 
                    CISBC - Objetivo Centro Educacional de Educação.
					Está inteiramente baseado nos Regimentos Escolares de cada uma de suas unidades, regimentos estes perfeitamente conformes 
                    com a legislação vigente. Será utilizado em todas as situações do dia a dia.
                    
                    
Para mais detalhes sobre a Nossa Escola clique nos tópicos abaixo.
2 - Visão e Missão
“O CISBC - Objetivo Centro Educacional de Educação é a maior escola particular do país e, por essa dimensão, a sua responsabilidade é muito grande. A instituição coloca-se como uma escola aberta às mudanças e às novas metodologias, buscando auxiliar os alunos na construção de novos conhecimentos. O processo escolar do Centro Educacional Objetivo privilegia que todos os envolvidos tenham prazer no aprendizado constante. Assim, alunos, professores, pais, funcionários e toda a comunidade envolvida devem compreender que a capacidade nunca termina e que seres humanos melhores são aqueles que aprendem sempre.”
3 - Objetivo
Objetivo geral da escola
Fazer uma escola aberta a mudanças e a novas metodologias, auxiliando seus alunos na construção de novos conhecimentos, a fim de integrá-los culturalmente.
Objetivo geral do curso de Ensino Fundamental
Proporcionar aos alunos oportunidades de interação, integração e socialização, conforme os diferentes níveis, visando desenvolver:
a) Capacidade de aprender;
b) Cidadania;
c) Responsabilidade;
d) Autonomia;
e) Equilíbrio entre o emocional e o racional.
4 - Material Didático
O CISBC - Objetivo Centro Integrado de Educação oferece aos seus alunos material didático completo e diferenciado, especialmente elaborado pelos coordenadores das áreas. Esse material orienta nossa prática pedagógica diária, promovendo a participação do aluno em projetos interdisciplinares, laboratórios, jogos e trabalhos em grupo, aulas de literatura infantil, produção e interpretação de diferentes gêneros textuais, além de estimular o contato com o mundo das artes. Durante o ano letivo, são distribuídos aos alunos:
Ensino Fundamental – 1º ano
Cadernos Semestrais de Atividades de Códigos, Comunicação, Expressão e Representação:
conjunto de fichas coloridas, com adesivos, que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de instrumentos de comunicação, expressão e representação necessários para poderem compreender, criar e atuar no mundo que as envolve;Cadernos Semestrais de Introdução à Lógica Natural e Atividades Pré-numéricas:
conjunto de fichas coloridas que possibilitam aos alunos o desenvolvimento da compreensão do número, através de experiências de contagem, agrupamento, combinação e comparação;Pasta de Jogos:
oferecem aos alunos oportunidades práticas de incentivo ao raciocínio lógico-aritmético, ao pensar com autonomia e a interação entre os participantes dos jogos em grupo;Caderno Anual de Atividades de Natureza e Cultura:
conjunto de fichas coloridas, com adesivos, que proporcionam aos alunos o estudo de aspectos e manifestações de diversas culturas e meios, despertando o valor do respeito às diferenças e ao meio em que vivem;Caderno Anual de Atividades de Artes Visuais:
conjunto de fichas de tamanho A3, que permitem que a criança expresse, comunique e atribua sentido as suas sensações e pensamentos, por meio da organização de linhas, formas, volume, espaço, cor e luz, através do desenho, da pintura, da escultura, da gravura, do alinhavo, entre outras atividades;Caderno Anual de Desenho:
folhas brancas para registros de atividades;Caderno Anual de Atividades de Música:
tamanho A3, com adesivos, permitindo registros finais do trabalho desenvolvido nas áreas de apreciação musical, memória auditiva, marcação rítmica, timbre dos instrumentos, características dos sons graves, agudos e médios, canto, dança, rimas, entre outros tópicos;Caderno Anual de Atividades de Inglês:
tamanho A3, com adesivos, para registros finais do trabalho desenvolvido sobre os primeiros contatos com a língua que se referem às palavras e sentenças que fazem parte do dia a dia da criança: pessoas, alimentação, animais, natureza, brinquedos, roupas, partes do corpo, entre outros temas;Agendas Semestrais:
para uso diário de professores e pais ou responsáveis, a fim de manter um canal aberto de comunicação entre escola e família.Livros de Literatura
Bimestralmente, há um trabalho dirigido sobre uma obra literária durante as aulas de Comunicação e Expressão. A seguir, a lista dos livros:
1º Ano
 Você quer ser meu amigo? Autor: Éric Battut.
 Você quer ser meu amigo? Autor: Éric Battut. Oscar e sua cauda de minhoca. Autor: Marcos Almada Rivero.
 Oscar e sua cauda de minhoca. Autor: Marcos Almada Rivero. Oscar e o rei da lama. Autor: Marcos Almada Rivero.
 Oscar e o rei da lama. Autor: Marcos Almada Rivero. Oscar, o grande ator. Autor Marcos Almada Rivero.
 Oscar, o grande ator. Autor Marcos Almada Rivero.2º ano
 De que cor é o vento? Tr.: Ana Maria Machado
 De que cor é o vento? Tr.: Ana Maria Machado Pare no P da Poesia. Autora: Elza Beatriz.
 Pare no P da Poesia. Autora: Elza Beatriz. João e Maria. Tr.: Flávio de Souza.
 João e Maria. Tr.: Flávio de Souza. O segredo da lagartixa. Autores: Lecticia Dansa e Salmo Dansa.
 O segredo da lagartixa. Autores: Lecticia Dansa e Salmo Dansa.3º ano
 Cachinhos de Ouro. Tr.: Ana Maria Machado.
 Cachinhos de Ouro. Tr.: Ana Maria Machado. O sapato que miava. Autora: Sylvia Orthof.
 O sapato que miava. Autora: Sylvia Orthof. A Múmia. Autor: Enric Lluch. Tr: Heloísa Prieto.
 A Múmia. Autor: Enric Lluch. Tr: Heloísa Prieto. Poesia é fruta doce e gostosa. Autor:  Elias José.
 Poesia é fruta doce e gostosa. Autor:  Elias José.4º ano
 A princesa que não queria aprender a ler. Autora: Heloísa Prieto.
 A princesa que não queria aprender a ler. Autora: Heloísa Prieto. Os casos de Inspetor Zinho e Kee Mi Edo -  Um ajudante que muito ajuda. Autores: Antonio Iturb e Alex Omist.
 Os casos de Inspetor Zinho e Kee Mi Edo -  Um ajudante que muito ajuda. Autores: Antonio Iturb e Alex Omist. Não era uma vez. Autor: Marcos Rey.
 Não era uma vez. Autor: Marcos Rey. Ponto de tecer poesia. Autora: Sylvia Orthof.
 Ponto de tecer poesia. Autora: Sylvia Orthof.5º ano
 Olhos de violino. Autora: Maria Cristina Silva.
 Olhos de violino. Autora: Maria Cristina Silva. Jardim de versos. Autor Robert Louis Stevenson. Tr.: Lígia Cademartori.
 Jardim de versos. Autor Robert Louis Stevenson. Tr.: Lígia Cademartori. Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas. Autor: Flávio de Souza.
 Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas. Autor: Flávio de Souza. Histórias Árabes. Recontadas por: Ana Maria Machado.
 Histórias Árabes. Recontadas por: Ana Maria Machado.ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ano
Cadernos Bimestrais das áreas de Artes, História, Geografia e Ciências:
ARTES – O grande número de informações que nos chega pelas imagens exige uma educação voltada para a apreensão dessas informações, que permita e facilite o exercício da crítica por meio da busca de significados, do estabelecimento de relações e comparações além da articulação do conhecimento. Eles são estruturados para atender a essa necessidade, favorecendo o desenvolvimento das seguintes potencialidades humanas: a percepção, a observação, a imaginação e a sensibilidade. A abordagem dos cadernos permite que os alunos ampliem seus conhecimentos artísticos através de vivências, contextualização, leitura e apreciação de imagens;
HISTÓRIA – Os cadernos de História foram elaborados a partir do entrelaçamento dos assuntos relativos à História do Brasil e à História Geral, de acordo com o que se convencionou chamar de História Integrada. São cadernos de leitura e de trabalho voltados para o uso efetivo do aluno, de maneira a envolvê-lo no processo de conhecimento. Além de fornecerem as informações básicas necessárias para a compreensão dos diferentes assuntos tratados, procuram estimular a atividade de pesquisa e análise de documentos históricos, bem como debates e discussões que levam a um posicionamento crítico do aluno;
GEOGRAFIA – O material de Geografia busca ajudar nossos alunos na leitura da realidade atual, destacando, de um lado, as diferenças nela contidas e, de outro, sua natureza global. Para tanto, o material foi concebido com imagens, mapas, laboratórios e outros materiais de pesquisa que propiciam aos alunos a apreensão de conceitos básicos, necessários para o domínio dos diferentes temas tratados. Os cadernos também incentivam o raciocínio e a reflexão crítica, pois propõem discussões baseadas em eventos do cotidiano e em informações veiculadas pela mídia, tendo sempre em vista o papel do aluno como agente social e cidadão;
CIÊNCIAS – O material de Ciências foi elaborado com o objetivo de permitir que o aluno tenha uma ampla visão dos assuntos pertinentes à Biologia (Ecologia em especial), à Física e à Química. Além disso, as experiências de laboratório permitem uma melhor compreensão dos assuntos estudados nas aulas teóricas. Em todas as séries existe a preocupação de relacionar a matéria dada com o dia-a-dia do aluno, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e do olhar crítico.
Cadernos Bimestrais das áreas de Matemática, Português e Inglês:
MATEMÁTICA – Os cadernos de Matemática enfocam situações da vida cotidiana, (Matemática Aplicada), tendo como objetivo levar o aluno a apreciar e valorizar a Matemática, a ser capaz de resolver problemas, raciocinar, comunicar-se matematicamente e, principalmente, acreditar na sua própria capacidade. Os textos usados são informativos, envolventes e seguem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que pedem a integração entre a Matemática e as demais disciplinas. Os alunos trabalham também com aulas práticas, que transformam conceitos abstratos em situações concretas.O aspecto visual do caderno favorece bastante o aprendizado, além de embelezar e tornar mais atrativo o material;
PORTUGUÊS – O material de Português foi elaborado, tendo como ponto de partida três objetivos principais complementares:
 Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita – os textos foram escolhidos de acordo com a faixa etária e ligados ao estudo das estruturas da língua para melhor apreensão dos conteúdos estudados;
	Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita – os textos foram escolhidos de acordo com a faixa etária e ligados ao estudo das estruturas da língua para melhor apreensão dos conteúdos estudados; Desenvolvimento do raciocínio lógico – sendo a leitura uma habilidade de comunicação, os livros e os textos sugeridos propiciam ao aluno contato com diferentes ideias e pontos de vista. Assim, possibilitam o abandono do ponto de vista egocêntrico, permitindo o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e da argumentação;
	Desenvolvimento do raciocínio lógico – sendo a leitura uma habilidade de comunicação, os livros e os textos sugeridos propiciam ao aluno contato com diferentes ideias e pontos de vista. Assim, possibilitam o abandono do ponto de vista egocêntrico, permitindo o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e da argumentação; Desenvolvimento da reflexão crítica – as atividades de interpretação e produção de textos também convergem para o objetivo geral do processo educativo, ou seja, desenvolvimento, no aluno, das capacidades de observação, reflexão, discriminação de valores, julgamento e formação de atitudes sociais condizentes com a civilidade, o espírito de cooperação e a ausência de preconceitos.
 Desenvolvimento da reflexão crítica – as atividades de interpretação e produção de textos também convergem para o objetivo geral do processo educativo, ou seja, desenvolvimento, no aluno, das capacidades de observação, reflexão, discriminação de valores, julgamento e formação de atitudes sociais condizentes com a civilidade, o espírito de cooperação e a ausência de preconceitos.
                     Gramática da Língua Portuguesa (terceiro bimestre) – 9º ano;
	Gramática da Língua Portuguesa (terceiro bimestre) – 9º ano;
                    INGLÊS – O material de Inglês foi elaborado segundo o Communicative Approach, no qual alunos e professores trabalham com o objetivo de promover uma comunicação integrada em língua estrangeira. Buscamos, ainda, promover a leitura e a interpretação de textos, utilizando assuntos pertinentes ao universo da criança e do adolescente. As atividades e os exercícios têm como objetivo a prática dos conteúdos já estudados e também chamar a atenção do aluno para os pontos principais da matéria, fazendo dele um leitor e aprendiz com olhar crítico e construtivo.
Agendas escolares anuais: utilizadas pelos alunos para anotações diárias, facilitando a organização pessoal e escolar.
LIVROS DE LITERATURA
Os livros de Literatura foram criteriosamente selecionados por nossos coordenadores e serão lidos, sob a orientação dos professores, durante o ano letivo. Nesses momentos, pretendemos favorecer o diálogo com os textos sugeridos, estreitando, dessa maneira, a relação do aluno com o livro como fonte de informação e prazer. A seguir, a lista dos livros da leitura dirigida:
6º ano
 As mil e uma noites – contos árabes com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
	As mil e uma noites – contos árabes com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos Cupido e Psiquê e outras narrativas da Literatura Mundial – contos populares e lendas de diversas culturas com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
	Cupido e Psiquê e outras narrativas da Literatura Mundial – contos populares e lendas de diversas culturas com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos  Mitos Gregos – histórias da mitologia grega com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
	Mitos Gregos – histórias da mitologia grega com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos  Sonhos de uma Noite de verão – comédia teatral de William Shakespeare
	Sonhos de uma Noite de verão – comédia teatral de William Shakespeare
                    7º ano
 Viagens de Gulliver – romance satírico de Jonathan Swift
	Viagens de Gulliver – romance satírico de Jonathan Swift  Alice no País das Maravilhas – livro de aventuras de Lewis Carrol
	Alice no País das Maravilhas – livro de aventuras de Lewis Carrol Cyrano de Bergerac – peça teatral de Edmond Rostand
	Cyrano de Bergerac – peça teatral de Edmond Rostand Coletânea de contos brasileiros de diversos autores
	Coletânea de contos brasileiros de diversos autores
                    8º ano
 Quem conta um conto... e outros contos – coletânea de contos nacionais do século XIX de diversos  autores
	Quem conta um conto... e outros contos – coletânea de contos nacionais do século XIX de diversos  autores  O Anel de Polícrates e outras histórias – histórias variadas de autores estrangeiros
	O Anel de Polícrates e outras histórias – histórias variadas de autores estrangeiros  O Noviço e O juiz de paz na roça – comédias teatrais de Martins Pena
	O Noviço e O juiz de paz na roça – comédias teatrais de Martins Pena Romeu e Julieta – tragédia teatral de William Shakespeare
	Romeu e Julieta – tragédia teatral de William Shakespeare 
                    9º ano
 Quatro Contos – contos policiais da Literatura Inglesa e Norte-Americana
	Quatro Contos – contos policiais da Literatura Inglesa e Norte-Americana Coletânea de Poesias – poesias diversas de autores nacionais
	Coletânea de Poesias – poesias diversas de autores nacionais Brás, Bexiga e Barra Funda – contos nacionais de Alcântara Machado
	Brás, Bexiga e Barra Funda – contos nacionais de Alcântara Machado  Odisséia – epopéia grega de Homero com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
	Odisséia – epopéia grega de Homero com adaptação de Paulo Sérgio de Vasconcellos
                    5 – Estratégias
                Para alcançarmos os objetivos propostos, buscamos sempre a capacitação de nosso corpo docente e equipe 
                educacional através de reuniões periódicas:
                 Reuniões por Disciplina
 Reuniões por Disciplina
                 Reuniões por Área
 Reuniões por Área
                 Reuniões por Curso
 Reuniões por Curso
                 Reuniões Gerais
 Reuniões Gerais
                
                Nossas estratégias em sala de aula privilegiam a construção do conhecimento por meio de:
                 Interdisciplinaridade;
 Interdisciplinaridade;
                 Trabalho com hipóteses e reflexão;
 Trabalho com hipóteses e reflexão;
                 Intervenção planejada por parte do professor (desafiadora), visando aos avanços do educando;
 Intervenção planejada por parte do professor (desafiadora), visando aos avanços do educando;
                 Ampliação do conhecimento com a prática do trabalho em grupo;
 Ampliação do conhecimento com a prática do trabalho em grupo;
                 Adequar nível de dificuldade (sucesso/autoestima);
 Adequar nível de dificuldade (sucesso/autoestima);
                 Atendimento do educando fora da sala de aula (Plantão de Dúvidas);
 Atendimento do educando fora da sala de aula (Plantão de Dúvidas);
                 Orientação de Estudo;
 Orientação de Estudo;
                 Incentivo à admiração do aluno pelo conhecimento;
 Incentivo à admiração do aluno pelo conhecimento;
                 Respeito à fantasia da criança;
 Respeito à fantasia da criança;
                 Investigação do conhecimento do aluno (diálogo sobre a dificuldade).
 Investigação do conhecimento do aluno (diálogo sobre a dificuldade).
				
                
Princípios que norteiam nosso trabalho
Proposta Humanista - Em que se privilegia a relação aluno-professor, buscando a visão do educando como um ser pessoal, merecedor de todo respeito e a compreensão de sua individualidade, potencialidades e limitações.
Professor – Facilitador da Aprendizagem - Valoriza-se a liberdade de expressão, encorajando o aluno à aventura do aprender, a relacionar-se mais efetivamente (pessoa a pessoa), tornando-o mais confiante.
Autoridade com base em Valores - Promovendo a disciplina, o bom convívio social e a reflexão sobre limites, atitudes e dificuldades relacionadas ao comportamento dos alunos.
Olhar Acolhedor - Preocupação de todos os educadores da escola em observar, acompanhar e ajudar o aluno a superar suas dificuldades, a enfrentar desafios e a desenvolver seu potencial.
Prática Sócio-Interacionista - buscando integrar a educação formal e a informal, levando o aluno ao uso de conceitos na aplicação das situações-problema do seu dia a dia.
Relações escolares que contribuem para o alcance de nossos objetivos:
Com a família – ocorrem encontros periódicos entre coordenação educacional e pais, de forma individual, para que o desenvolvimento do aluno possa ter atenção especial de todos. Nesses encontros, são traçados planos conjuntos de ações entre a escola e a família, para que o trabalho seja redirecionado.
Com os alunos – atendimento individualizado sempre que necessário, para que a evolução do aluno possa ser analisada. Em sala de aula, há também um trabalho de acompanhamento e conscientização dos alunos, para avaliação contínua do processo evolutivo.
Com o Corpo Docente – Cursos, palestras e reuniões direcionadas ao corpo docente promovendo orientação e capacitação. O trabalho em sala de aula é acompanhado pela Direção Educacional, além da realização de avaliações de desempenho através de auto-avaliações e conversas individualizadas. Atividades de integração entre os professores também ocorrem, facilitando o entrosamento interdisciplinar.
Perfil do professor para que a prática pedagógica possa ocorrer de acordo com nossos princípios e objetivos:
”Acreditamos que o professor reflexivo, capacitado, inovador, que observa as diferentes maneiras de aprender e que está em constante troca e discussão sobre seu trabalho com outros docentes, desenvolve ações de maior qualidade e apresenta maior comprometimento com o processo educacional”.
6 - Ações, Eventos e Atividades
| Ações | Objetivos | 
| Projeto Início | Desenvolver a socialização e o equilíbrio, buscando o bem estar da criança no processo de integração ao novo ano. | 
| Projeto Leitura Viva | Incentivar a leitura por meio de variadas ações; Ciranda do Livro, Leituras Dirigidas, Ciclo Crítico-Literário, Saraus, entre outras. | 
| PROEV – Projeto Objetivo Educação para Valores | Complementar a tarefa da família, levando o aluno a refletir sobre valores como: respeito, amor, amizade, honestidade, lealdade, sinceridade, entre outros. | 
| Projeto De Atualidades | Interpretar o que acontece no mundo globalizado e relacionar com o estudo teórico de sala de aula, desenvolvendo a expressão oral. | 
| PROAC – Projeto Objetivo de Ações Cidadãs | Desenvolver a cidadania por meio de ações que incentivem a responsabilidade social. | 
| Jogos Interclasses | Promover integração entre as turmas da unidade escolar por meio de competições esportivas. | 
| Olimpíada Interna | Promover a integração entre alunos através de competições esportivas. | 
| Atividades Extraclasse | Completar o trabalho realizado em sala de aula, possibilitando ao aluno a vivência, na prática, de conceitos apresentados em classe. | 
| PIEC – Projeto Integração Escola/Comunidade | Promover encontros entre pais e escola, que permitam conversas, troca de experiências e reflexões sobre educação, buscando aproximação e parceria com as famílias. | 
| Festa Junina | Estudo e vivência da tradição da Festa Junina e dos costumes do nosso povo. | 
| FORMATURA | Viagens e Festas que comemoram a conquista de uma etapa da vida escolar. | 
| Valorização da Família | Comemorar a representação da família – acolhimento à vida, a base de nossa formação – por meio de ações que valorizam a união e o aconchego do lar. | 
| Projeto Objetivo de Sustentabilidade | O termo “Sustentabilidade” tem-se tornado um dos principais temas que preocupam o Planeta Terra, devido às modificações sofridas ao longo do tempo. O Projeto Objetivo de Sustentabilidade tem como meta consolidar e aumentar a eficiência das práticas do desenvolvimento sustentável; buscando envolvimento com causas sócio-ambientais. | 
| Olimpíadas Culturais | Participar das Olimpíadas de Matemática, de Astronomia, de História, entre outras, leva o aluno a aprofundar seus conhecimentos, valorizando habilidades e competências. | 
| Festa dos Aprovados | Com o objetivo de comemorar a aprovação dos alunos nos vestibulares é realizada uma festa que valoriza o esforço de todos para alcançar os excelentes resultados. | 
7 - Sistema de Avaliação
O Sistema de Avaliação tem as seguintes características
 Diversificado: uso de múltiplos instrumentos, proporcionando ao aluno diferentes possibilidades de verificação de sua aprendizagem. As avaliações podem ser de vários tipos: em grupo, individuais, com consulta, sem consulta, orais, laboratórios, dramatizações, debates, dissertativas, múltipla escolha, entre outros.
 Diversificado: uso de múltiplos instrumentos, proporcionando ao aluno diferentes possibilidades de verificação de sua aprendizagem. As avaliações podem ser de vários tipos: em grupo, individuais, com consulta, sem consulta, orais, laboratórios, dramatizações, debates, dissertativas, múltipla escolha, entre outros.
                     Frequente: rotineiro, fazendo parte do dia-a-dia do aluno, para que ele possa encarar o processo avaliativo como algo natural, que faz parte da vida e que é necessário e bom para o crescimento e a evolução de todo indivíduo.
 Frequente: rotineiro, fazendo parte do dia-a-dia do aluno, para que ele possa encarar o processo avaliativo como algo natural, que faz parte da vida e que é necessário e bom para o crescimento e a evolução de todo indivíduo.
                     Aleatório: sem calendário prévio, as avaliações podem ser aplicadas a qualquer momento, conforme o Projeto de Avaliação de cada professor. Desta forma, o aluno é levado a manter seus estudos em dia, desenvolvendo o hábito de estudar em casa diariamente.
 Aleatório: sem calendário prévio, as avaliações podem ser aplicadas a qualquer momento, conforme o Projeto de Avaliação de cada professor. Desta forma, o aluno é levado a manter seus estudos em dia, desenvolvendo o hábito de estudar em casa diariamente.
                     Coerente: sempre com um objetivo claro e bem definido pelo professor (seja escrito ou oral), toda avaliação verifica o conteúdo efetivamente trabalhado em aula.
 Coerente: sempre com um objetivo claro e bem definido pelo professor (seja escrito ou oral), toda avaliação verifica o conteúdo efetivamente trabalhado em aula.
                     Ponderado: avaliando o aluno como parte de um grupo, as verificações de aprendizagem estabelecem relações entre os alunos da classe, entre as classes e as Unidades.
 Ponderado: avaliando o aluno como parte de um grupo, as verificações de aprendizagem estabelecem relações entre os alunos da classe, entre as classes e as Unidades.
                     Participativo: com incentivo à participação ativa do aluno em sua avaliação através da autoavaliação e opiniões críticas apresentadas aos professores que conduzem o processo.
 Participativo: com incentivo à participação ativa do aluno em sua avaliação através da autoavaliação e opiniões críticas apresentadas aos professores que conduzem o processo.
                    Utilizamos os seguintes conceitos:
PLE – Plenamente Satisfatório (quando o aluno atinge todos os objetivos propostos);
SAT – Satisfatório (quando o aluno atinge parte dos objetivos propostos);
NS – Não Satisfatório (quando o aluno não atinge o mínimo dos objetivos propostos).
Avaliação do Professor: Cada professor elabora seu Projeto de Avaliação Trimestral, em que apresenta a maneira como pretende avaliar a aprendizagem de seus alunos em suas aulas. Essas avaliações são aplicadas no decorrer do ano, aleatoriamente, conforme a periodicidade que o professor determina, levando o aluno a obter inúmeros conceitos, que resultarão num conceito final em cada disciplina.
Avaliações Multidisciplinares/ Integradas: Tem como objetivo valorizar o conhecimento geral sobre o específico, integrando as várias disciplinas. Leva o aluno a analisar seu resultado em relação a sua turma e em relação a ele mesmo.
Projeto de Atualidades: Tem o objetivo de vincular a escola com a realidade atual, levando nossos alunos a relacionarem o que aprendem em sala de aula aos acontecimentos do mundo globalizado. Ocorre um por trimestre, por meio de trabalhos em grupo englobando pesquisas, apresentações visuais e debates.
Autoavaliação: A autoavaliação é o momento em que o aluno é levado a refletir sobre si mesmo em relação a sua postura na vida escolar.
Conceito Final: É composto pelos Conceitos de Avaliação do Professor, Avaliação Integrada, Projeto Atualidades e Autoavaliação.
Recuperação: Tem como objetivo principal oferecer ao aluno a oportunidade de rever conceitos básicos da disciplina em que apresenta dificuldade de aprendizagem, visando ao seu melhor aproveitamento escolar.
Promoção ao ciclo seguinte: Ao término do ciclo, será considerado aprovado o aluno que obtiver conceito final “Plenamente Satisfatório” ou “Satisfatório” e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).
Ensino Fundamental – 1º ano: Para esse ciclo, o Sistema de Avaliação será totalmente qualitativo, a realizar-se por meio de relatórios periódicos e dissertativos, que apresentarão dados a partir da observação contínua do professor em relação à evolução do aluno.
8 – Casos Especiais
                    Avaliações Substitutivas – referentes às avaliações aleatórias: Quando o aluno não realizar uma determinada avaliação, fica a critério do professor considerar a necessidade ou não de aplicar a avaliação substitutiva num outro momento. Para tanto, cabe ao professor levar em conta a justificativa do aluno pela sua falta, o tipo de avaliação que o aluno perdeu, a periodicidade de suas avaliações conforme o número de aulas semanais, entre outros motivos.
                    
                    Avaliações Substitutivas – referentes às avaliações agendadas em calendário prévio: O aluno deverá apresentar atestado médico/justificativa por escrito e solicitar na secretaria sua prova substitutiva, mediante pagamento. 
                    
                    Revisão de Resultados: Após a divulgação de qualquer resultado referente ao processo avaliativo, o aluno, seu pai ou responsável dispõem de 48 horas para solicitar eventuais revisões.
                    
                    Abono de Faltas: Os abonos de faltas permitidos apenas em casos especialíssimos, previstos pela legislação (cirurgia grave, traumatismo, moléstia infecto-contagiosa), somente serão encaminhados à apreciação da Direção nas seguintes condições:
                    
 
                        Atestado com nome completo do aluno, nome e código da doença (CID), período de abrangência, assinatura e nome legível do médico, número do CRM;
Atestado com nome completo do aluno, nome e código da doença (CID), período de abrangência, assinatura e nome legível do médico, número do CRM;
                    
                        O atestado deve ser entregue até 48 horas após o final do período de abrangência. Após, não será aceito. A entrega deve ser feita na secretaria da unidade.
O atestado deve ser entregue até 48 horas após o final do período de abrangência. Após, não será aceito. A entrega deve ser feita na secretaria da unidade.
                
9 – Transferências e Matrículas
                        A transferência poderá ser expedida em qualquer época do ano, quando requerida, ou a critério da escola no caso de faltas graves cometidas pelo aluno. O pedido de transferência deverá ser solicitado ao diretor da escola pelo pai ou responsável legal pelo aluno em impresso próprio, disponível em todas as unidades. Cumpridas as exigências contidas nesse impresso, a declaração será fornecida em dois dias úteis, e o restante da documentação, em trinta dias, conforme a legislação.
                        As matrículas para o ano seguinte serão efetuadas em época determinada e previamente divulgada pela escola, sendo oferecidos prazos e condições especiais para os alunos que já estão cursando o Colégio Objetivo. A matrícula fica condicionada à apresentação de toda a documentação solicitada e à comprovação da conclusão da série anterior. A não reserva da matrícula para o ano seguinte implica a impossibilidade de opção pelo horário de preferência do aluno para cursar a série em que se matricular, reservando-se à Escola o direito de remanejamento para outro horário de funcionamento do Colégio Objetivo, na mesma unidade.
                
10 – Horários de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
                    Sábados, das 8h às 12h.
                
            11 – Horários das Aulas Curriculares
Ensino Fundamental
                        Período da Manhã – 8h às 12h30
                        Período da Tarde – 13h20 às 17h50.
                        Ocorrem 05 aulas por dia de 50 minutos, com intervalo de 20 minutos.
                    
                    
                
            12 – Normas de Entrada e Saída dos Alunos
                    ENTRADA - Para assistir às aulas, o aluno deverá, necessariamente
                    
                     Estar com uniforme escolar, incluindo o uso do tênis (obrigatório em todas as atividades do Ensino Fundamental e Ensino Médio);
Estar com uniforme escolar, incluindo o uso do tênis (obrigatório em todas as atividades do Ensino Fundamental e Ensino Médio);
                     Trazer material didático adequado para a atividade;
Trazer material didático adequado para a atividade;
                     Cumprir, rigorosamente, o horário de entrada (são permitidos até três atrasos por mês, com entrada para a segunda aula, desde que justificados. A partir do quarto atraso, o aluno deverá retornar para a casa, perdendo as aulas do dia).
Cumprir, rigorosamente, o horário de entrada (são permitidos até três atrasos por mês, com entrada para a segunda aula, desde que justificados. A partir do quarto atraso, o aluno deverá retornar para a casa, perdendo as aulas do dia).
					
                    
                    SAÍDA - ao Término das Aulas
                    
                    
Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
 Saída com Pais ou Responsáveis – Somente com a presença dos pais ou responsáveis;
Saída com Pais ou Responsáveis – Somente com a presença dos pais ou responsáveis; Saída com Transporte Escolar – Somente com a presença do representante do transporte escolar contratado pela família. Nesse caso a família deverá comunicar a escola qual o transporte escolhido.
Saída com Transporte Escolar – Somente com a presença do representante do transporte escolar contratado pela família. Nesse caso a família deverá comunicar a escola qual o transporte escolhido.Pais ou responsáveis deverão comparecer à escola antes do início das aulas para comunicação do tipo de saída que desejam.
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 Saída Livre – Autorização previamente assinada pelos pais ou responsáveis afirmando a possibilidade do aluno sair desacompanhado.
Saída Livre – Autorização previamente assinada pelos pais ou responsáveis afirmando a possibilidade do aluno sair desacompanhado.
                    
                    
					
                    SAÍDA ANTECIPADA
Ensino Fundamental – antes do término das aulas
 Saída com Pais ou Responsáveis – Pais ou responsáveis deverão assinar dia, hora e motivo da retirada do aluno;
Saída com Pais ou Responsáveis – Pais ou responsáveis deverão assinar dia, hora e motivo da retirada do aluno; Saída sem Acompanhante – Só será permitida mediante uma autorização específica preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis;
Saída sem Acompanhante – Só será permitida mediante uma autorização específica preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis; Dispensa por Telefone – Só será permitida mediante uma autorização específica preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis.
Dispensa por Telefone – Só será permitida mediante uma autorização específica preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis.13 – Assistência Médica ao Aluno em Atividades Escolares
No início do ano, é preenchida pelos pais ou responsáveis uma ficha de acompanhamento de saúde para cada aluno. Essa ficha fica arquivada na escola. Nela, estão, entre outros, todos os procedimentos a serem seguidos em casos de indisposição súbita ou eventuais acidentes que ocorrerem durante as atividades escolares. Quando não houver indicação do médico preferencial para encaminhamento do aluno, ele será levado ao hospital conveniado mais próximo de sua cidade, onde receberá o atendimento emergencial. Antes de qualquer procedimento por parte da escola, a família será imediatamente requisitada.
14 – Divisão Organizacional das Equipes de Trabalho
					Cada setor é responsável por um aspecto de funcionamento da escola. Todos os setores estão disponíveis para atendimento aos alunos, pais e comunidade em geral.
					Para melhor organização dos atendimentos aos pais, solicitamos a gentileza de agendarem horário através do setor de Atendimento/Informações, para que possamos dispor de todo o tempo e de todas as informações necessárias proporcionando o melhor atendimento individualizado. 
					
					Direção Escolar – PROFESSORA MERLYN ALVES DE SOUZA
					Coordena o funcionamento de todos os setores da escola, além de acompanhar o trabalho realizado pelos professores quanto à avaliação, cumprimento da programação e acompanhamento dos alunos. Acompanha o trabalho da secretaria de notas, faltas e documentos, zelando pelo bom funcionamento burocrático da escola, de acordo com a legislação vigente.
					
					Orientação Educacional – THAÍS PRISCILA PAES
					Participa de todo o planejamento pedagógico da escola. O Orientador está sempre ao lado do corpo docente para ajudar a solucionar desafios e construir uma formação mais sólida de valores dos alunos. Seu objetivo maior é enfatizar o crescimento individual de cada aluno, ajudando-o a construir e assumir sua personalidade, encontrando uma forma de expressá-la socialmente, e possibilitar-lhe um clima propício ao seu desenvolvimento. 
					
					Corpo Docente – PROFESSORES 
					Nosso quadro de professores é composto por profissionais experientes, com formação em Universidades Estaduais e/ou Federais, em sua maioria. A baixa rotatividade dos professores gera um maior envolvimento com a escola e favorece a proximidade entre aluno e professor, proporcionando um ambiente agradável durante as aulas e um bom clima de aprendizagem.
					Durante o ano, são realizadas reuniões pedagógicas para troca de ideias e experiências, enriquecendo e aprimorando a prática em sala de aula.
					Perfil do professor para que a prática pedagógica possa ocorrer de acordo com nossos princípios e objetivos: ”Acreditamos que o professor reflexivo, capacitado, inovador, que observa as diferentes maneiras de aprender e que está em constante troca e discussão sobre seu trabalho com outros docentes, desenvolve ações de maior qualidade e apresenta maior comprometimento com o processo educacional”.
					
					Professores 2023 – Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano
					Ana Maria L. Campanelli Tonelli - 1° ano 12 TARDE
					Cíntia Rigon Carrieri - 5º ano 51 MANHÃ
					Elen Schalok - 4º ano 42 TARDE
					Marta Tenório Gomes - 2º ano 21 MANHÃ
					Miriam Tenório Gomes - 1° ano 11 MANHÃ
					Priscila Evelyn Ramos A. Azzi - 4° ano 41 MANHÃ
					Vivian Sybilla Gadioli Bressianini - 3º ano 31 MANHÃ
					Ana Maria L. Campanelli Tonelli - 1° ano 12 TARDE
					
					Professores 2023 – Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano
					Adriana Soto - Arte
					Caroline Helena Drudi - Língua Portuguesa
					Celso dos Santos Azevedo - Educação Física
					Denise Gadioli Scucuglia - Ciências
					Eduardo Dias Alvarenga - História
					Felipe Titon Medeiros da Rosa - Educação Física
					Giovana Carvalho Torres - Música
					Gisele Madeira Domingues - Educação Física
					Herbert Fernando Cruz Bonomastro - História
					Jéssica Reis Malavolta - Ciências
					Juliana Yoshinari Pelosini da Silva - Inglês
					Kaio Felipe Cabrera - Filosofia
					Lílian Trombini Camargo - História
					Lívia Ferraz Ferreira - Arte
					Luara Massone Rodrigues - Inglês
					Marcia Regina Pinatti Falcão Farcciolongo - Arte 
					Marina Silva de Brito - Ciências
					Sueli Aparecida Teixeira Marotti - Arte 
					Tânia Pinheiro Polesi - Matemática
					Tatiane Ferraz Torres - Matemática
					Thiago Galvão Poletto Pacheco - Geografia
					Vinícius Diniz Rinaldi - Língua Portuguesa
					Yasmin Alcântara Galvão - Filosofia
					
					Secretaria de Notas, Faltas e Documentos – PAULA FERNANDA DA SILVA GOES
					É responsável por toda a documentação da escola: boletins, históricos, relatórios, declarações, calendários, etc.
					
					Setor Financeiro – NATHÁLIA DOMINGOS MINATTO/ ANDRESSA CORREIA FRANÇA
					É responsável por toda a parte financeira da escola: boletos, cobrança, planilhas, orçamentos, compras, etc.
					
					Atendimento e Informações – GABRIELA CAMPOS DELMONDES/ ELIZABETE SANTANA GUIMARÃES/ ALICE CONCEIÇÃO CUGLER
					É o primeiro setor a ser procurado, pois encaminha todos os assuntos pendentes aos setores correspondentes. Responsável pelas principais informações referentes ao funcionamento da escola, pelo atendimento ao público, via telefone ou pessoalmente, e pela transmissão de recados a professores, alunos e funcionários.
					
					Segurança/ Manutenção – GLAUBER CHRISTIAN MARCHETTI/ MÁRCIO TADEU RINALDI
					Setor responsável pela manutenção e serviços de zeladoria da escola, assim como pela segurança nos horários de entrada e saída dos alunos e do patrimônio escolar.
					
					Serviços Gerais – LUSDALVA MARIA DE SOUZA/ SOLANGE DA CRUZ ALMEIDA
					Setor responsável pela limpeza da escola, zelando para que todos os setores se mantenham organizados e limpos, como as salas de aula, corredores, páteos, quadras, etc. 
                    
                
15 – Normas Regimentais para os Alunos
Direitos dos alunos
Constituem direitos dos alunos:
 Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos colegas;
 Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos colegas; Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação, nem preferência;
 Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação, nem preferência; Ser respeitado em suas ideias religiosas;
 Ser respeitado em suas ideias religiosas; Ser orientado em suas dificuldades;
 Ser orientado em suas dificuldades; Ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
 Ser ouvido em suas queixas ou reclamações; Receber, após o encerramento do semestre, seu boletim com resultados finais;
 Receber, após o encerramento do semestre, seu boletim com resultados finais; Receber seus trabalhos, tarefas e avaliações devidamente corrigidos;
 Receber seus trabalhos, tarefas e avaliações devidamente corrigidos; Recorrer dos resultados das avaliações do seu desempenho.
 Recorrer dos resultados das avaliações do seu desempenho.
                Deveres dos alunos
Constituem deveres dos alunos:
 Comparecer, pontualmente, às aulas, às avaliações e às outras atividades preparadas e programadas pelo professor ou pela escola;
 Comparecer, pontualmente, às aulas, às avaliações e às outras atividades preparadas e programadas pelo professor ou pela escola; Encarregar-se das obrigações que lhes forem atribuídas pela Direção, por professores e por demais funcionários da escola;
 Encarregar-se das obrigações que lhes forem atribuídas pela Direção, por professores e por demais funcionários da escola; Justificar sua ausência;
 Justificar sua ausência; Tratar, com civilidade, os servidores da escola, bem como os colegas;
 Tratar, com civilidade, os servidores da escola, bem como os colegas; Colaborar na preservação do patrimônio escolar e de todo material de uso coletivo, concorrendo também para que se mantenha rigoroso asseio na escola;
 Colaborar na preservação do patrimônio escolar e de todo material de uso coletivo, concorrendo também para que se mantenha rigoroso asseio na escola; Respeitar a propriedade alheia;
 Respeitar a propriedade alheia; Atender a qualquer convocação da Direção, dos Professores, do(a) Secretário(a), do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e do(a) Orientador(a) Educacional;
 Atender a qualquer convocação da Direção, dos Professores, do(a) Secretário(a), do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e do(a) Orientador(a) Educacional; Indenizar os danos a que deu causa, tanto para o estabelecimento, quanto para servidores da escola e colegas;
 Indenizar os danos a que deu causa, tanto para o estabelecimento, quanto para servidores da escola e colegas; Atuar com probidade na execução de trabalhos, de exercícios, de avaliações e demais atos escolares;
 Atuar com probidade na execução de trabalhos, de exercícios, de avaliações e demais atos escolares; Ter adequado comportamento social, concorrendo sempre, onde quer que se encontre, para elevação de seu próprio conceito e o da escola;
 Ter adequado comportamento social, concorrendo sempre, onde quer que se encontre, para elevação de seu próprio conceito e o da escola; Zelar pelos objetos pessoais (mochilas, roupas, materiais, entre outros) pois a escola não se responsabiliza por nenhum dano, perda ou furto destes.
 Zelar pelos objetos pessoais (mochilas, roupas, materiais, entre outros) pois a escola não se responsabiliza por nenhum dano, perda ou furto destes.
                Proibições
É vedado ao aluno:
 Ocupar-se, durante as aulas, da execução de trabalho estranho a elas;
 Ocupar-se, durante as aulas, da execução de trabalho estranho a elas; Ausentar-se das salas de aulas, recreios, intervalos, sem licença do professor, do(a) diretor(a) ou da pessoa incumbida da vigilância;
 Ausentar-se das salas de aulas, recreios, intervalos, sem licença do professor, do(a) diretor(a) ou da pessoa incumbida da vigilância;  Formar grupos ou promover algazarra nos corredores e pátio, bem como nas imediações do estabelecimento, durante o período das aulas, tanto no início como no término;
 Formar grupos ou promover algazarra nos corredores e pátio, bem como nas imediações do estabelecimento, durante o período das aulas, tanto no início como no término; Impedir a entrada de colegas às aulas ou concitá-los à ausência coletiva;
 Impedir a entrada de colegas às aulas ou concitá-los à ausência coletiva; Entrar na sala dos professores, pois toda informação sobre o estudo deve ser solicitada durante a aula ou nos plantões dados pelos professores especialmente para esse fim;
 Entrar na sala dos professores, pois toda informação sobre o estudo deve ser solicitada durante a aula ou nos plantões dados pelos professores especialmente para esse fim; Praticar, dentro ou fora do estabelecimento, atos ofensivos à moral e ao pudor;
 Praticar, dentro ou fora do estabelecimento, atos ofensivos à moral e ao pudor; Trazer, ao estabelecimento, revistas, jornais, livros ou quaisquer impressos ou objetos que possam perturbar o estudo ou serem ofensivos à moral;
 Trazer, ao estabelecimento, revistas, jornais, livros ou quaisquer impressos ou objetos que possam perturbar o estudo ou serem ofensivos à moral; Promover vendas, coletas e subscrições dentro da escola, para qualquer finalidade que seja, inclusive para presentear professores;
 Promover vendas, coletas e subscrições dentro da escola, para qualquer finalidade que seja, inclusive para presentear professores; Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
 Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos; Promover ou participar de movimento grevista, no sentido de faltar às atividades escolares;
 Promover ou participar de movimento grevista, no sentido de faltar às atividades escolares; Permanecer parado nas imediações do estabelecimento ou nos bares vizinhos, ocasionando, com tal procedimento, perturbações à ordem pública;
 Permanecer parado nas imediações do estabelecimento ou nos bares vizinhos, ocasionando, com tal procedimento, perturbações à ordem pública; Tomar qualquer iniciativa, dentro ou fora da Escola, na qualidade de aluno, sem prévia autorização da direção;
 Tomar qualquer iniciativa, dentro ou fora da Escola, na qualidade de aluno, sem prévia autorização da direção; O uso de aparelhos eletrônicos que não fazem parte do material escolar, durante as aulas;
 O uso de aparelhos eletrônicos que não fazem parte do material escolar, durante as aulas; Fumar nas dependências da Escola (Lei Estadual 9.760 de 24/9/1997).
 Fumar nas dependências da Escola (Lei Estadual 9.760 de 24/9/1997). Levar para a escola objetos cortantes ou pontiagudos ou que possam ferir ou causar perigo ao próprio aluno e demais pessoas da escola.
 Levar para a escola objetos cortantes ou pontiagudos ou que possam ferir ou causar perigo ao próprio aluno e demais pessoas da escola.
				
			16 – Esquema Disciplinar
                    As sanções disciplinares terão como meta preservar a qualidade do processo educacional, com vistas aos objetivos propostos, e serão definidas como aquelas que se caracterizam como descumprimento, por parte dos alunos, de seus deveres ou pela tomada de atitudes que constem no rol das proibições. Serão divididas em quatro tipos, segundo sua natureza e conforme seguem:
                    1.	Falta Individual (1 ponto): ocorre quando o aluno prejudica apenas a si mesmo, enquanto aluno;
                    2.	Falta Grave (2 pontos): ocorre quando o aluno prejudica a todo o grupo, enquanto aluno;
                    3.	Falta Cívica (3 pontos): ocorre quando a atitude tomada pelo aluno fere os deveres da cidadania a que todos estão obrigados, enquanto indivíduos;
                    4.	Falta Inadmissível (pontuação a critério da escola): ocorre quando a atitude tomada pelo aluno que, a critério da escola, causa prejuízos institucionais ao funcionamento dela.
                    
                         A cada ocorrência disciplinar, será emitido um Relatório de Ocorrências e de Encaminhamento - ROE, que será preenchido pelo professor ou funcionário que testemunhar o fato.
                         Após a emissão do Relatório de Ocorrências e de Encaminhamento mencionado no parágrafo anterior, será este complementado pela Coordenação Educacional em contato direto com o aluno e encaminhado posteriormente, pelo correio, para conhecimento dos pais e/ou responsáveis. Estes serão convidados a comparecer à escola para análise mais individualizada da vida escolar do filho.
                         A cada ocorrência disciplinar, serão registrados pontos, que serão acumulados no prontuário do aluno.
                         Quando o aluno atingir dezoito (18) pontos, será convocado o Conselho Magno para análise da sua situação e apresentação de sugestões para procedimentos posteriores, e os pais serão comunicados, podendo, se quiserem, apresentar defesa com pedido de revisão da posição tomada pela escola.
                         O aluno que atingir vinte (20) pontos será transferido compulsoriamente da escola, após o direito de ampla defesa e contraditório.
                         Os pontos acumulados por seis (6) meses consecutivos, a contar do primeiro registro no prontuário e atingido o sétimo mês, os pontos do primeiro mês serão reduzidos para a metade do total, seguindo sucessivamente mês a mês.
                         Decorridos doze (12) meses, os pontos registrados no primeiro mês serão suprimidos em sua totalidade.
                
17 – Transporte Escolar
| Nome | Telefone | Intinerários | 
| Abel | 4352-5679/98573-1040 | Assunção/Planalto/Demarchi/Pq Passaros/Cooperativa | 
| Adriana/Wagner/Ed | 9 9446-0533 /9 9185-4488 /2677-2154 | Irajá/ Cond Tiradentes/ Montanhão/ Jd.Atlântico/ Palermo/ Sta. Terezinha e Mediações | 
| Airton(Deca) | 4339-1610/99730-7442 | Selecta/Silvinia/São José/Centro | 
| Alcides | 94184-0671 / 98615-9169 | Vila Gonçalves / Centro / Vila Euclides | 
| Alexandre/Andréa | 9 9964-8068/ 9 8929-5833 | Irajá/Cond Tiradentes/Centro/Jd. Palermo/Vila São Pedro/Sta. Terezinha/Nova Petropolis e mediações | 
| Amanda | 98251-5586 | Assunção/Pq Passaros/Belita/dos Casas/D Jaime/V Euro/V Marchi/Cooperativa/Independencia/Castelo Branco/Moinho | 
| Andre(Dé) | 94125-6494/4317-7029 | Nova Petropolis/Palermo/São Pedro/Irajá/Pq. São Rafael/Centro/Planalto | 
| Andreia(Déia) | 9 9968-7823 / 4317-7029 | Assunção/Rudge Ramos/Nova Petropolis/Baeta Neves/Vila Marlene/Jd. Do Mae | 
| Carlos | 99960-9595/ 98725-6685/ 4368-4560 | Nova Petrópolis/ Irajá/ Sta. Terezinha/ Portugal e Regiões | 
| Cidinha e Kelly | 4127-8481/96547-9877/96783-3269 | Selecta/Silvina/Vila São José/Golden Park/Centro | 
| Ciga | 4354-0280/98179-8537/4354-8304 | Região Riacho Grande | 
| Dimas | 9 5727-4482 | Irajá/V. Gonçalves/Ferrazopolis/V. Euclides | 
| Edu e Rosa | 99648-1730/4974-8439 | T. Nova I e II/Botujuru/ValdÃbia/Demarchi/Jerusalém/Especial/Dos Casa/Sta. Terezinha/Ferraz/Irajá/Palermo/Nova Petrópolis e Centro | 
| Eduardo e Adriana | 4101-4497/97328-4941 | Demarchi | 
| Ãlia | 4123-9059/99312-0729/99312-7329 | Baeta/Nova Petrópolis | 
| Gisele | 96167-4049 / 9 9708-5229 | Jd Palemo / Baeta Neves / Nova Petropoles / Las Vegas, /Jd Farina / Jd Milena / Rua dos Vianas /jd. Petroni e Região | 
| Graciele | 98179-8537 | |
| José e Tereza | 4123-4031/9-9346-3666 / 9 9523-0381 | Nova Petrópolis /Sta.Terezinha/Rua dos Vianas/Ernesto Pelosini | 
| July | 97616-1904/4124-7763 | Chácara Inglesa/Jd.do Mar/Jd.Holywood/Jordanopolis/Planalto/Ruge Ramos/Baeta/Nv Petropoles /Centro | 
| Kito | 99960-7328 / 98501-3421 | Ferrazopolis/sta.Terezinha/nv. Petrpolis/Iraja/Palermo I e II/centro/Tiradentes/vl.Damasio/São Pedro | 
| Lelo | 4352-5679/99703-3729 | Assunção / Planalto / Cila Marchi / Vila Euro e região | 
| Luiz e Olga | 99112-6383/99292-8024 | Cj.Tiradentes/lrajá/Nova Ptrópolis/Jd.Palermo/Sta.Terezinha | 
| Marcos | 2334-3040/99554-6825 | Centro / Nova Petropolis / Sta Terezinha / Jd. Irajá / Ferrazopolis / Tiradentes | 
| Mary e Aparecida | 9 9117-1376 / 9 8302-2300 / 4128-9072 | Jerusalem / Demarchi / Terra Nova I e II | 
| Neyde | 99232 1651 / 99245 3958 / 4339 5308 | Centro / Vila Gonçalves / vila Duzi / Bairro Planalto / Av Moinho Fabrini | 
| Nivaldo(Nino) | 9 8318-4807 / 9 7958-7360 / 4396-4187 | Demarchi / Jerusalém / Terra Nova / Valdibia / Jd. Quatro Marias | 
| Paulinho | 2786-7461 / 3907-0850/ 9 9103-7461 | Assunção / Belita / Sto. Inacio / V. Rosa / Independencia / Fenis / V. Olga / Vera Cruz / Planalto / Beatriz | 
| Regina | 9 9381-8468 / 9 4865-2210 | Jordanopolis / Alvinopolis / Pauliceia / Taboao | 
| Renata | 9 4550-7600 / 4332-8429 | Puliceia / Jordanopolis / Alvinopolis / Vila São José (Diadema) | 
| Ronaldo/Roseli | 4357-7824 / 97979-4688 / 97979-4215 | Terra nova I e II/ Jerusalém / Valdibia/LavÃnia/Carminha/Ipê/Lago/central/Ipanema/Veneza/Telma/Laura/Alvarenga /Batistine | 
| Sheyla | 4930-4060/96753-1849 | Centro / Jd. Irajá / Cond. Tiradentes / Jd. Palermo / V. Duzzi / Nova Petropolis / Saracantan / Jardim Atlantico | 
| Silvia e Salgado | 2897-5605 / 99961-5605 | Cond. Tiradentes / Iraja / Centro / Sta. Terezinha / Palermo / Vila Gonçalves / Vila Damásio/ Vila Luzitania/Vila Damasio | 
| Simone | 9 9468-7410 | Baeta/ Nova Petrópolis / Las Vegas | 
| Solange | 9 9703-3729 / 4352-5675 | Assunção / Planalto / Vila Marchi / Vila Euro e região | 
| Wanderley | 9 9354-4355 / 4127-9313 | Assunção/ Planalto/ Vila Marchi e região/ Vila Gonçalves | 
18 – Desafio Agendado
                    CISBC - Objetivo Centro Integrado de Educação – Desafio Agendado
                    
                    Uma nova oportunidade para ter uma Educação de Qualidade. 
                    
                    O Colégio Objetivo oferece aos alunos que desejam usufruir de uma educação de qualidade a oportunidade de conseguir descontos especiais na mensalidade escolar por meio de uma prova agendada.
                    
                    Basta fazer a inscrição por telefone, agendando uma data para a realização da prova.
                    
                    Aproveite, faça a prova e seja bem vindo ao Colégio Objetivo. 
                    
                    Entre em contato:
                    
                    Contatos:
                    (11) 4330-2351
                    (11) 4121-7747
					(11) 4332-8807 
                
